Ditados Populares – Parte II

Alguém aí sabe o “que Luzia ganhou atrás da horta”? Pois é. Este é mais um dos emblemáticos ditados populares. Refere-se, de modo pejorativo, a uma moça que foi surpreendida ao “receber” algo diferente daquilo que havia especulado. E aí então… “Não adianta chorar depois do leite derramado”. 

E tome-lhe ditado. É por meio dessas artimanhas lingüísticas que o povo se comunica mais fluentemente, dando leveza as referências, e brevidade no entendimento dos recados. Mas sem pressa e com muita lucidez, viu? Que “apressado come cru”, e “… de bêbado não tem dono”.

Mas você até pode dizer que não abusa destes tipos de aforismos populares, mas não diga “dessa água não beberei”. A qualquer momento você relaxa, toma uma “água que passarinho não bebe”, e descobre que “não é possível fazer um omelete sem quebrar os ovos”.

Agora o que faz sucesso são os “ditados” com duplo sentido. O sujeito chega num lugar, sei lá, num restaurante e vai logo dizendo pro garçom: – me traga o cardápio, por favor, por que “enquanto você está de barriga cheia, eu estou com a minha toda lá dentro”… E ainda aponta para os pontos críticos do rapaz. E o garçom…

E o garçom ainda responde: – Vai demorar um pouquinho, por que eu estava cozinhando uns ovos e descobri um com um pinto dentro. “Já pensou seeu cozinho com um pinto dentro”?

Pois é, por aí você percebe que “pimenta no dos outros é refresco”. Tanto assim que um dia desses um amigo reclamava para o outro: – como você sumiu rapaz! Veja bem, “a sua presença me agrada. Agora me diga, a minha lhe satisfaz?” Ops… Deve ser este tipo de gente que sabe “o que Luzia ganhou atrás da horta”…

2 Responses to Ditados Populares – Parte II

  1. Pois, é. “De esperto e louco, todo mundo tem um pouco”. hehehehe

  2. Miga disse:

    Zorra!!!!! vc foi longe em!!?? quanta imaginação…

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

